Instagram ou Facebook – qual é a melhor rede social para divulgar?

Começo dizendo que as redes sociais são ótimos veículos de divulgação, seja Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Linkedin e outras. Sabe por quê? Simples, porque todo mundo está lá.
No marketing o melhor lugar para se investir e divulgar sua marca é aquele onde a maioria das pessoas está ou participa, ou seja, onde tiver mais pessoas com potencial de comprar seus produtos mais chances têm de vender para elas, como dizia o velho ditado “quem não é visto não é lembrado”.
Antes de escolher se deve investir em uma ou outra plataforma de rede social, responda uma pergunta:
Onde seus clientes estão?



Se a sua resposta foi sim para o Facebook, irá precisar criar uma fanpage (página) no Facebook para seu negócio, já se por acaso acreditar que seu público está somente no Instagram você precisará ter uma conta nele. Óbvio que se a terceira opção for a escolhida deverá investir nas duas redes sociais.
Divulgação via Impulsionamento
Caso queira levar sua divulgação para o nível mais avançado onde investirá dinheiro para impulsionar postagens e anúncios patrocinados, precisará ter uma fanpage no Facebook independente se apenas foca no Instagram, pois as duas redes sociais são da mesma empresa, o Facebook, por isso a ferramenta de divulgação via cobrança até o momento é feita apenas pelo Facebook e estendido ao Instagram. Ou seja, se reparar o Facebook está como centro de todas as ações.
Engajamento
Atualmente o Instagram demonstra ou aparenta ter o melhor índice de engajamento, mas é por conta de alguns fatores como:
O menor o número de usuários perante ao Facebook, dessa forma os seguidores veem mais feeds de usuários e menos propaganda;
Por ser uma rede mais nova, atrai grupos de pessoas que gostam de usar ferramentas mais atuais ou conhecer novas tendências, que costumam usar a plataforma com mais frequência para atrair mais pessoas (como ocorrera com o Facebook no passado);
As formas de interação (curtir e comentar) são mais simples que as do Facebook, sendo apenas curtir (de forma muito simples) ou comentar (sem diretas abaixo), não existe compartilhar (direto ou escrevendo, em grupos ou páginas) conteúdo, se quiser fazer isso terá de utilizar um app diferente que faz repost, o que não é simples e usual.
O volume de curtidas é maior porque é uma rede social mais visual, padronizada e com menos informações (já o Facebook parece um carnaval de cores e formatos), sendo basicamente um feed com fotos, onde o usuário vai rolando pela tela e curtindo as imagens do seu interesse. Sem contar que as curtidas não ficam escancaradas, são bem mais discretas e privadas, tornando mais atraente, pois as pessoas engajam com aquilo que sentem mais à vontade.
Para explicar melhor essa diferença fiz dois exemplos abaixo.
Primeiro exemplo
Segundo exemplo
Outra coisa, é que depende muito do seu grupo social ou perfil das pessoas que se relaciona, pois o Instagram é mais visual e de auto divulgação, sendo utilizado para mostrar seu físico, seus gostos alimentares, locais de lazer ou imagens que representam o momentos que o usuário está passando. Portanto não espere encontrar filósofos escrevendo textos e artigos enormes para passar ensinamento, isso não vai ser comum nesta rede social.
Mesmo assim você pode achar que os números do Instagram são melhores e que para você isso quer dizer que de forma geral o Instagram é melhor que o Facebook para se investir? Minha visão é não, pois penso que a melhor rede social para divulgação é sempre aquela onde seu público está, seja uma, duas ou todas as redes sociais.
Número de curtidas representa boas vendas?
Nem sempre um bom número de curtidas representa bons resultados comerciais, pois nem sempre diz muita coisa referente ao volume de vendas, pois se o produto não for acessível ou não estiver sendo oferecido pro público certo, não terá grandes chances dessas pessoas se tornarem clientes.
Resumo
Se analisarmos as duas redes sociais veremos que são totalmente ligadas (até por serem do mesmo dono) e uma complementa a outra, portanto recomendo que invista nas duas, porem com conteúdo diferentes, pois seus clientes poderão estar nas duas e se por acaso repetir conteúdos não gerará interesse neles de acessa-las.
Outra dica é que uma vez que decidir investir em marketing digital por redes sociais será um caminho sem volta, pois não poderá de deixar ser atuante e regular, porque senão seu trabalho, empresa e produtos entrará em descrédito com os seus clientes. Por isso antes de tomar essa decisão faça um planejamento para:
- Onde quer chegar? – Qual seu objetivo com a divulgação (vendas ou apenas exposição).
- Como quer chegar? – Como serão as mensagens e estratégicas que irá utilizar.
- E qual a forma de fazer? – Se você irá se responsabilizar em fazer as postagens e o acompanhamento ou irá delegar a um profissional ou até mesmo contratar uma empresa especializada para fazer isso, em ambos os casos deverá levar em conta se terá capacidade de tempo e habilidade para chegar nos objetivos com a estratégia que planejou.
Espero que tenha entendido as diferenças e as vantagens das duas redes sociais, caso ainda ficaram dúvidas veja o vídeo abaixo para tentar esclarecer melhor, mas se ainda houver deixe uma mensagem abaixo que iremos lhe responder.
Link: http://canaldoconsultor.com.br/instagram-ou-facebook-qual-e-melhor-rede-social/