Conhecendo o Comportamento do Consumidor
É preciso ter em mente que o consumo é uma das múltiplas ações que permeiam o dia a dia do ser humano. As pessoas têm infinitas motivações na busca de suas ambições e realização pessoal. Por isso, avalie detalhadamente todos os fatores que possam influenciar o comportamento de seus consumidores e aproveitem os insights para compor suas melhores estratégias de marketing.
Entender o perfil deles, como se comportam e, principalmente, saber quais são suas motivações ao adquirir um produto ou contratar um serviço é o pulo do gato para qualquer negócio. O bom atendimento, tão valorizado nos dias de hoje, também entra nesse pacote como o diferencial na relação cliente-empresa.
Se você se encaixa em uma dessas situações, vai aqui o que precisa analisar para começar a ter evidência, reputação e relevância na internet.
NEUROMARKETING
… não é uma estratégia de marketing, mas sim uma maneira de estudar o comportamento do consumidor através do entendimento do processamento de informações pelo cérebro.
A tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente, e sim começa no inconsciente, quando determinados estímulos que ativam partes específicas do cérebro.
Pense que o cérebro pode ser dividido em 3 partes, também conhecido como CÉREBRO TRINO:
- Cérebro Reptiliano: controla tudo aquilo que é responsável pela nossa sobrevivência, como respiração e batimentos cardíacos e é ativado por emoções primitivas como medo, fome e raiva.
- Cérebro Límbico: processa emoções mais complexas, é responsável por armazenar dados e é ativado por sensações envolvendo os 5 sentidos.
- Neocórtex: essa é a parte que acreditamos utilizar nas tomadas de decisão já que é a parte que controla o raciocínio e nosso lado social.
Somos constantemente estimulados por gatilhos mentais como propagandas, sons, cheiros, imagens que mexem diretamente com nossos desejos sem que tomemos consciência, isso acontece primeiro graças aos nossos sistemas Reptiliano e Límbico.
Uma vez que tomamos uma decisão nesses níveis, o neocórtex procura racionalizar o que foi decidido, dando a sensação de que nossas escolhas são lógicas, pois é aqui nesta parte do cérebro que percebemos funcionar com clareza.
Estudos americanos mostram que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:
- Seu cérebro decide o que você vai fazer;
- Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;
- Você age de acordo com a decisão tomada.
Imagine se você tivesse que enviar um estímulo consciente toda vez que tivesse que respirar, andar ou falar? Passaria todo o tempo gastando energia para essas coisas que já funcionam no automático e não faria mais nada, concorda?
Assim, conhecendo melhor o funcionamento do cérebro é possível, através do neuromarketing, usar estratégias certas que geram os gatilhos mentais diretamente para as partes relacionadas às emoções, o cérebro reptiliano e o límbico.
De acordo com o pai do marketing Philip Kotler, define-se comportamento do consumidor como a área que estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
O comportamento do consumidor busca entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Ele é importante para que as marcas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão. O objetivo é ajudar o consumidor a percorrer mais rapidamente todas as etapas e concluir sua compra.
Desde o surgimento da internet, o processo de decisão de compra deixou de ser linear. São inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente. Além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão influenciar diretamente na sua decisão, muito antes de entrar em contato com a empresa.
Se tratando de Neurociência poderíamos transcorrer aqui linhas e mais linhas sobre esse assunto rico e importantíssimo, e o que não nos falta é vontade de falar sobre esse assunto.
Mas indo direto ao ponto, quero deixar aqui umas perguntas para reflexão:
- Você tem promovido marketing para sua empresa considerando esta área de estudos da neurociência?
- O quanto você realmente conhece como promover estímulos mentais para atrair mais clientes qualificados para sua empresa?
- E ao atrair este cliente o que você vai fazer para reter e fechar negócio com ele?
Nossa equipe tem experiência e é especialista em ações eficazes que vão gerar este resultado para seus negócios.