Imagine o estádio do Maracanã cheio de potenciais clientes para você vender.
Considerando o maior público pagante que ele recebeu no ano de 2022, seriam cerca de 61.566 mil personas bem ali para uma possível conversão. Maravilhoso, não é verdade?
Porém, e se eu te dissesse que somente 1.847 pessoas estariam no momento certo de comprar o que você vende!
Este número, que representa somente 3% já é algo interessante, não é mesmo?
Mas… e os outros 97%, você os deixaria ir embora sem ao menos captar algumas informações de contatos para criar um relacionamento posterior com eles, e em algum outro momento chamá-los para uma nova oportunidade de compra?
Ou seja, isso significaria 59.719 oportunidades deixadas na mesa sem negociação. Número muito expressivo, não é verdade?
Agora considere que você tenha feito isso, captado informações destes 97% e mantido uma certa aproximação com este público, e que ao longo de 1 ano tenha convertido novas vendas para 67% do total do público alcançado.
Considerando um Ticket relativamente baixo no valor de R$ 197,00, você teria o equivalente a mais ou menos cerca de R$ 8.1 milhões em vendas.
Uau, muito dinheiro deixado em cima da mesa mesmo hein.
Esse insight que trouxe é baseado na “Pirâmide de Chet Holmes”, um dos mais renomados estrategistas de marketing do mundo.
Com base em pesquisas e estudos que ele fez, chagou nas seguintes probabilidades em relação ao momento de compra no mercado:
- 7% – Estão dispostos a pelo menos te ouvir
Só este percentual, representaria um número de 4.310 clientes com maior potencial, e fazendo a conta em cima dos R$ 197,00, significaria uma venda de R$ 849.000 a mais.
Agora, dos 90% que sobraram…
- 30% – Não estão interessados
Não adianta insistir, seu produto não vai de encontro das necessidades dela e está tudo bem.
Agora a provocação daqui pra frente é que pense nos 60% restantes, vale dar uma atenção para montar o seu Funil de Jornada de Vendas…
- 30% – Acreditam não estar interessados
Mas uma hora pode estar e quando isso acontecer, ele vai lembrar daquele que não esqueceu dele.
Por exemplo, quantas vezes vamos a um shopping, passeamos por ele, almoçamos, vamos naquelas lojas que temos hábito de compra e não fazemos ideia da quantidade de outras lojas que tem lá.
Aí, em uma nova visita neste shopping, você se depara com uma propaganda no meio do corredor, de uma loja de móveis informando sobre uns lançamentos de cadeiras de escritório.
Pronto, você achava não estar interessado, mas foi impactado por um anúncio, se lembrou que está na hora de trocar sua cadeira de trabalho, e se tornou um comprador real daquela empresa.
- A última fatia de 30% – Não estão pensando nisso
Nessa situação pode acontecer o mesmo que no exemplo anterior, e no momento certo ele vai pensar melhor sobre as necessidades que tem, e comprar daquela empresa que está mais forte na lembrança da memória dele.
Agora que entendeu de uma forma simples como funcionada o momento de compra do mercado, e que muitas vezes estamos deixando literalmente DINHEIRO em CIMA da MESA, ou seja, deixando oportunidades passar, o que vai fazer quanto a isso?
Uma rápida e única dica é: Invista em Inbound Marketing. Essa estratégia faz seu funil de vendas ter maior resultado de conversão no final.