Já imaginou voltar a viver nos Anos 80 ou antes?
Usar aqueles guias de negócios, que chamávamos de páginas amarelas para pesquisar sobre alguma coisa que desejava comprar?
Impossível, não é verdade?
É clichê fazer essa reflexão em pleno ano de 2023 porém, faz muito sentido, porque tem muitas empresas que ainda vivem sem um posicionamento adequado na Internet esperando serem achados daquela mesma forma.
Pense agora como funciona o processo de compras de produtos ou serviços de que você costuma usar.
Provavelmente em 60% das vezes que já sabe aquilo que vai comprar, você faz uma pesquisa antes sobre que quer no Google pelo menos e se antecipa para decidir onde é melhor comprar.
Agora quando você não sabe exatamente qual o produto quer e precisa, é provável que faça uma pesquisa sobre o problema que está tendo na Internet, encontra diversas possíveis soluções e com isso faz a escolha de qual empresa vai comprar.
Hoje em dia acontece uma dessas duas formas com certeza.
Os resultados que encontramos nestas pesquisas, fazem parte de ações de marketing digital, e o que encontra lá são empresas, principalmente as pequenas e médias, que investem hoje praticamente 100% de sua verba de marketing só na internet.
E fora da internet, funciona investir em Marketing?
E sim, não podemos descartar nenhuma e nem outra. Vai depender da estratégia, objetivos e o quanto se tem para investir.
Hoje em dia ainda somos impactados pelo que chamamos de Marketing de Interrupção, como: revistas, outdoors, televisão entre outras mídias offline. Mas a desvantagem destas mídias, é que elas não possuem uma maneira clara e assertiva de análise de resultados como as que conseguimos com o Marketing Digital.
No offline as ações precisam ser mais agressivas, é comum ser feito um maior investimento para que uma empresa chegue até o cliente.
Já no online, o investimento é bem menor, o alcance é muito maior e o cliente é quem muitas vezes procura a empresa.
Muitos pensam que o Marketing Digital é recente, mas não é. Ele começou a ser difundido desde a década de 90 nos EUA.
Confira alguns dados interessantes baseados em estudos de comportamento das empresas:
- O orçamento que empresas fazem em mídias digitais deve dobrar nos próximos anos;
- 87% dos usuários de internet possuem um smartphone e quase que em sua totalidade fazem suas primeiras consultas por ele;
- O Inbound Marketing (MKT de Conversão) gera 54% mais potenciais clientes que o Outbound Marketing;
- 3 milhões de empresas anunciantes usam o Facebook e Instagram para alcançar os seus consumidores, e cerca de 5 milhões usam os buscadores como o Google;
- 93% das decisões de compras são influenciadas por aquilo que elas são impactadas no Marketing Digital.
Para fechar vamos trazer 4 pontos que validam as vantagens de se investir em Marketing Digital:
Segmentação mais precisa
No digital você consegue controlar exatamente o público com quem está se comunicando e a definir de forma mais direta aquele que deseja atingir.
Com isso, o monitoramento das atividades de interesse dos potenciais clientes melhoram e com isso o sucesso de sua segmentação.
Mensuração dos resultados mais clara e assertiva
No marketing de interrupção, por exemplo com uma veiculação em um Outdoor, existe muita dificuldade de enxergar com clareza o quão rentável foi o investimento em uma bi semana simples.
Já no Marketing Digital, se consegue saber exatamente o que está dando retorno.
Cada ação que uma pessoa tem hoje na internet, página que entra, botões que clicam, palavras que digitam, é monitorada pelas ferramentas de mídias sociais e buscadores.
Preço é outro ponto que pesa muito.
Aparecer nas mídias offline como televisão, rádio, revistas ou jornais acabam sendo muito caras, principalmente para as pequenas empresas e com certeza para a maioria das médias também.
Agilidade de implementação e Democratização
Velocidade também está ligada à disponibilidade de recursos para implementação é claro, mas enquanto, antes você esperava dias para pegar um material impresso e mais um outro tanto de dias para distribuição, no Marketing Digital você consegue isso em questão de horas.
A Internet é em sua essência, ágil e democrática: em poucas horas você já aparecerá da mesma forma que grandes marcas aparecem.
Então… não faz mais sentido que sua empresa ainda fique com baixa relevância na internet, ou seja, ficar parecendo que será achado pelas “páginas amarelas”.